Galeria

[Artigo] Cápsulas e agulhas: Um pequeno guia – Parte 4

Agora iremos iniciar a última parte do artigo, falando um pouquinho sobre cápsulas magnéticas.

Cápsulas magnéticas

As cápsulas mágnéticas são consideradas de maior fidelidade do que as de cerâmica, principalmente que para funcionar elas não têm nenhuma necessidade de contato com o elemento que irá gerar a corrente elétrica, como acontecia nas de cerâmica, onde a agulha pressionava a barra de cerâmica e a movia para gerar a energia. Nas cápsulas magnéticas, o funcionamento é o mesmo de um dínamo, ou seja, uma bobina fixa com um imã que se move próximo dele (cápsulas moving magnet) ou um imã fixo e uma bobina móvel que se move próxima ao imã fixo (Cápsulas moving coil).

O nível de saída da cápsula, é a tensão de saída da mesma, e é determinado por 2 fatores: Tamanho ou força do imã e espessura ou número de espiras da bobina. Quanto mais espiras, maior o nível de saída, quanto menor a saída, menos espiras terá a bobina.

Algumas marcas, como por exemplo a Le-son, tem um modelo apenas, tipo Moving Magnet (construídas pela Excel, modelo ES-70, onde a ES70SH ou ES70S eram com agulhas cônicas e equivaliam as famosas LM-80C), onde esse era e sempre foi o modelo básico. Variava-se apenas a agulha, variando entre a maioria dos modelos cônicas com diferênças no elastômero utilizado e distância e espessura do imã utilizado, e geralmente um modelo elíptico, de maior qualidade.

Nas cápsulas magnéticas, não existe contato do corpo da agulha com nenhuma parte fixa da cápsula, isso faz com que seja possível que as cápsulas magnéticas operem com peso bem reduzido. Ainda existem fabricantes de cápsulas magnéticas, e a qualidade delas é bem maior do que eram no passado.

Excel ES-70, que era importada pela Le-son para a sua linha LM e LS, diferenciando apenas na carcaça plástica que a linha LM tinha.

Le-son LS80. Mesma cápsula da Excel, conforme pode ser comparado nas duas imagens.

Cápsulas Moving Magnet

Antes de explicar o funcionamento das cápsulas, é necessário explicar as partes de uma cápsula para ficar mais fácil de entender:

Bobinas – As bobinas são fios enrolados, fios da expessura aproximada de fios de cabelo. Existem milhares de voltas de fios, cada bobina gera o som de um canal do audio. Uma bobina para o direito e outra para o esquerdo (para cápsulas estéreo convencionais).

Porta bobinas – Aqui é onde as bobinas são fixas. Podem ser barrinhas de ferrite, pode ser uma espécie de metal ferroso ou algum outro material condutor magnético.

Magnetos – O imã, propriamente dito. Nas cápsulas moving magnet, a maioria das agulhas possuem o imã na parte traseira, em uma estrutura tubular que entra na cápsula.

Cantilever – A estrutura tubular que vai desde o magneto até a ponta de diamante. O cantilever pode ser de diversos materiais, desde alumínio até rubi, passando pela fibra de carbono e em alguns casos de ferro, como em antigas cápsulas de baixa qualidade.

Elastômero – Uma espécie de fixação para o magneto ou cantilever na tubulação de suporte. Elastômero é uma espécia de borracha muito macia, ou espuma bem sensível que é prensada entre o cantilever e a tubulação, para fazer o sistema ficar flexível e ao mesmo tempo não se soltar.

Agulha – É a ponta de diamante ou safira. Mas o conjunto todo de agulha, cantilever, elastômero e magneto também são chamados de agulha.

O funcionamento básico de uma cápsula Moving magnet é o seguinte:

Os sulcos do disco passam pela agulha, que vibra junto com eles, transmitindo a vibração ao cantilever. O cantilever conduzirá a vibração até o magneto, que irá vibrar bem próximo ao porta-bobinas e as bobinas, gerando uma pequena quantidade de energia elétrica.

Em um sistema ideal, o elastômero é ignorado, pois o mesmo não deve alterar as vibrações do cantilever.

Essa pequena quantidade de energia elétrica pode ser amplificada para audição.

Quando a agulha da cápsula moving magnet gasta ou quebra, a mesma pode ser trocada em casa mesmo, todo o sistema é substituído, estrutura de suporte, elastômero, cantilever, magneto e a agulha propriamente dita.

As cápsulas Moving magnet hoje possuem som muito bom e são utilizadas desde as entry-level (nível de entrada), para usuários iniciantes até para fins audiófilos, existem excelentes cápsulas Moving magnet.

Cápsula Moving Magnet desmontada. Nota-se as duas bobinas com os enrolamentos, onde sua terminação é na parte onde a haste contendo o cantilever e o magneto são inseridos.

Agulha de uma cápsula Moving Magnet desmontada. A parte de cima, parecendo cobre, é o tubo onde o conjunto fica fixo. A parte mais abaixo, o cantilever, onde tem sua parte fosca e na parte brilhante o magneto. A parte parecendo um fiozinho é apenas para fixação, evitar que o cantilever desça. A parte redonda embaixo é o elastômero. Ele mantém o conjunto sob pressão sem travar o mesmo.

Então para que existem as cápsulas moving coil?

Alguns audiófilos preferem as cápsulas moving coil porque possuem melhor tonalidade, maior transparência no som e tendem a distorcer muito menos em toda a gama de frequencias.

O funcionamento de uma Moving Coil é semelhante ao de uma moving magnet, exceto que aqui, os magnetos são fixos e as bobinas é que são impulsionadas pelo cantilever. As bobinas fazem parte do conjunto da agulha e ao invés de ser o magneto ao final do cantilever, são as bobinas que são dispostas por lá.

As agulhas das cápsulas moving coil são de diamante e a trocade alguns modelos pode ser feita em casa, mas as cápsulas mais refinadas devem ser encaminhadas de volta para a fábrica para a troca da agulha. O custo de uma cápsula Moving Coil pode ser bem alto, e a troca de sua agulha também não é uma tarefa das mais baratas.

A tensão de saída de uma cápsula Moving coil é bem mais baixa do que a de uma moving magnet, e na maioria das vezes tem que sofrer uma pré amplificação antes da entrada phono. Enquanto as Moving magnet a tensão de saída é entre 2,5 a 7 mV, as moving coil é da ordem de 0,4mV até 2 mV em modelos de saída alta.

Cápsula moving coil desmontada. Nota-se o enrolamento das bobinas no mesmo tubo onde está o cantilever. Esse conjunto é móvel. A parte em volta deste conjunto é constituída de material magnético.

Aparência externa comum em cápsulas Moving Coil. Normalmente têm-se a impressão de que a agulha é flutuante.

A escolha do tipo de cápsula que vai utilizar deve ser feito levanto em conta o seu equipamento como um todo e se lembrando SEMPRE que o nívelamento da qualidade de seu equipamento será feito sempre pelo módulo ou pela parte que tiver menos qualidade.

Não adianta ter o melhor toca-discos, com cápsula Moving Coil toda alinhada, um amplificador de excelente qualidade e caixas de qualidade mediana, seu sistema terá um som mediano. Ou se o sistema todo for bom, mas estiver ligado errado, também pode decepcionar. Aparelho de som de qualidade, é trabalho constante, cuidadoso e muito custoso!

A vida útil teórica de uma agulha de safira é de 100 horas, e de diamante de 1000 horas. Quando se diz teórica, é porque é calculada escutando discos perfeitos, em toca-discos alinhados, nivelados, dentro das especificações de peso e anti-skating, e sem derrubar a agulha no disco ou no tapete de borracha do toca-discos. Esses fatores todos diminuem a durabilidade da agulha.

41 Respostas para “[Artigo] Cápsulas e agulhas: Um pequeno guia – Parte 4

  1. oi pode me ajudar…… eu comprei uma vitrola que eu nunca vi na internet linda de maleta parece de couro com uma caixa de som que fica na lateral travada onde posso tirar ela tambem só de um lado toda charmosa.. enfim rs… nao sei nem a marca da vitrola nao tem a plaqueta em cima mais … mais tem cara de anos 50 ou 60 …. o problema é a capsula dela linda a capsula sharmosa tambem tem uma chavinha na ponta da shell para virar a rotação inverter as agulhas né de 78 para 33 …. o problema que pelo que eu entendi aqui em cima voce falando sobre as bobinas.. dai eu me lembrei que eu abri a capsula.. e quando eu vi nao tinha bobina mais e sim um pó verde do que sobrou dessa bobina rs… ainda tem as placas de metal que fazem os 2 pinos para ligação do fio ! mais nao tem bobina mais… bom sendo dois pinos atras da capsula . intao deve ser mono o som minha pergunta é a seguinte…. posso comprar outra capsula para colocar no braço da vitrola na shell dela… ? eu vi uma essa aqui ó http://www.catodi.com.br/capsulas/capsula-leson-axxis.html e a furação dela para prender é muito parecida com a minha….. pra voce ter idia da minha capsula como ela é vou ti mandar um link da foto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437331789-antiga-capsula-e-agulha-para-vitrola-_JM
    essa ai do mercadolivre é igualzinha a minha original aqui …. pelo visto minha capsula ja foi pro sako…. voce pode me indicar. alguma capsula enconta para eu utilizar. no lugar ? obrigado pela ajuda amigo .. meu email é musicapersonalizada@Hotmail.com

    • A cápsula Axxis é incompatível com sua vitrola. A cápsula que mostrou é uma cápsula Ronnette de cristal. Pode usar uma de cerâmica. Mas a Axxis é magnética, não serve para adaptar em sua vitrola. Obrigado pela Visita!

  2. ola, comprei uma vitrola portátil da nissei do brasil, década de 70, estou restaurando a mesma mas ela veio sem cápsula e sem agulha e estou na dúvida sobre qual usar. Aparentemente o fio que deve ser ligado a cápsula da indicações de que é Mono, tendo em vista que tem apenas um cabo + o fio esterno… que tipo de cápsula e de agulha devo usar? grato

  3. Amigo comprei um toca disco pionner PL 15 R, porém o áudio está saindo bem baixo até comprei outra agulha da Leson AG 180 pensando que seria a mesma, testei todos os cabos com multímetro para ver se tinha continuidade está tudo Ok, será que pode ser a cápsula? sou um amante do vinil porém estou iniciando gostaria de uma dica de quem entende, agora comprei uma cápsula Leson LM 90 para ver será que poderíamos trocar uns email comercial@ajustefinoht.com.br. valeu.

  4. Pode trocar a cápsula, que a sua com certeza, deve estar ruim!!

  5. Eu tenho uma vitrola National ledsonic 9000. A mesma utiliza a cápsula Lm 180c. Como não estou achando-a para repor, estou pensando em utilizar a Lm 80c ou a Lm 190. A diferença encontra-se na voltagem de saída. Gostaria de saber se são compatíveis.

    • Túlio, essa linha da Le-son tem agulhas intercambiáveis.
      As AG 70, 80 e 180 são compatíveis.
      Existia tambem a AG-90, mais rara, era elíptica. Pode usar qualquer uma delas em sua Ledsonic.
      Abraços e obrigado pela visita!

      • Túlio Maranhao

        Só vi agora a sua resposta. Minha dúvida é sobre as cápsulas, Vitor. Se eu poderia trocar a lm180c, que não estou achando, pela lm 80c ou 190.

  6. tenho uma vitrola som lindo portatil queria saber doque é sua capsula e modelo e material da agulh

  7. Vendo agulhas tenho varios modelos !!

  8. Boa Noite tenho um TD Pioneer PL-12R que está com cápsula Leson ES 70 e Agulha AG 70. Pergunto: Qual cápsula é compativel e tem melhor qualidade?

  9. Booooa tarde! Me ajude por favor, eu quero comprar um toca discos, porém nao sei nada a respeito, e tenho medo de comprá-lo e sair no prejuízo, quais sao as coisas que eu preciso saber se o toca-disco é bom ou não, estou pensando em comprar esse aqui.

  10. Olá pessoal, alguém poderiam me ajudar, estou com uma vitrola philips 460, mas ela está tocando muito baixo, alguém sabe me dizer o que pode ser??

  11. TENHO AGULHA AG-180 E PRECISO TROCAR MINHA CAPSULA, A REFERENCIA LM 90 E SERVE PARA ESTA AGULHA AG-180????

  12. Boa Noite! tenho uma vitrola ctx classic 4×1 e de um tempo pra cá o som comecou a ficar muito ruim… desconfio que seja a agulha… gostaria de saber que agulha é compatível com meu equipamento… a agulha origial é slt 103… e posso colocar sjn 68 tb que já pesquisei… mas gostaria de saber sobre outros modelos… queria uma qualidade de som melhor mas não sei quais as agulhas compatíveis…

    obrigado!!

  13. Comprei uma pickup Numark TTXUSB, se possivel me indique um shell + agulha, vou passar minha colecao de vinil para o PC, quero a melhor qualidade possivel nos aquivos WAVs.

  14. oscar luiz muller de campos

    ola ,tenho um toca disco da sony de bandeja retratil mod PS -FL II em otimo funcionamento, so que a agulha da marca grado mod xc + quebrou e não estou encontrando em nenhun lugar , alguem sabe aonde eu encontro.

  15. Bom dia. tenho um prato marantz e cápsula shure pro 8, mas não encontro mais agulha. Adaptei uma axxis II que perde muita qualidade sonora. Que agulha posso usar para substituir a original?

  16. Olá tenho um Toca-discos DS 20 da Gradiente parado há bastante tempo e o som está saindo ruim, gostaria de substituir a cápsula magnética e a agulha, mas não estou encontrando a cápsula GC 22 e a agulha GS 11. Poderia me indicar um conjunto que substitua ou como indicaram a AXXIS 2X com a agulha AT 3601, será que é compatível?. Grato pela orientação que puder me dar…

  17. Olá tenho um Rádio Ribeiro e Pavani e alguém sumiu com a minha agulha, no manual diz apenas que ela é uma stylus sapphire, por isso não sei qual comprar, desde já obrigada.

  18. Tenho um aparelho da SHARP modelo SD 210B e necessito da agulha da Leson -LS-80.
    Pode me informar onde posso adquirir?

  19. Olá
    Cara, eu adquiri uma philips 100
    Uma vitrola de maleta que ja bem com a CAIXA de som embutida
    Pelo q pude observar, nao ha nenhuma saida para pluga-la em caixas de som externa
    Vc sabe se e possível fazer algum tipo de adaptacao para colocar caixas de som Nesse modelo?
    Grato

  20. Olá, possuo um telefunken stereo center que utiliza originalmente uma capsula 6102, que capsula eu poderia utilizar como um upgrade. Obrigado.

  21. Tony, comprei um Stanton T-92 e ele vem sem capsula e agulha, Sou iniciante no assunto e estou com dúvidas de qual capsula e agulha comprar, onde e o melhor preço (rs). E como seria a instalação. Você saberia indicar e me salvar dessa? Já estou ansioso pra colocar as bolachas pra rodar …rs. Abração, Philippe

  22. Tenho uma Vitrola 6 x 1 CTX Harmony com a tal da Agulha cerâmica SJN 68, que todos falam que é ruim, principalmente quando nela é instalado por exemplo caixas acústicas amplificadas: O Som sai Alto porém com ausência de graves (já testei), e mesmo com o Pré amplificador (Ainda não tenho ) que dizem que ajudam, o próprio fabricante cita que não vai ficar perfeito por causa da agulha cerâmica
    , gostaria de saber se é possível adaptar uma Agulha Magnética no sistema de som dela!! Já que com a agulha magnética o Pré amplificador vai melhorar em muito a qualidade do som, segundo o fabricante dos Pré Amplificadores, ok? Grato!

    • Infelizmente não ha nada que se possa fazer. Ela é limitada. Não tem estrutura para tocar melhor, nem no toca discos, nem no amplificador. Considere vender esse aparelho para comprar outro melhor. Obrigado pela visita.

  23. Olá Tonny
    Tenho um toca discos philips ga 312 a famosa “Geléia”
    Li algumas coisas sobre ela, em específico sobre ele ter um bom motor poré um braço anormalmente curto, não sei se vc concorda.
    Contudo pra minha exigência acho ela ok.
    Creio que a cápsula é a original e por conselho do técnico que tenho disponível aqui, coloquei a agulha Le son 80.
    Gostaria de saber se essa cápsula é magnética, se a agulha é compátivel, se é de diamante ou safira, elípitica ou esférica.
    Muito Grato
    Daniel

  24. Amigo. Muito obrigado pelo tempo dispendido para compartilhar as informações.

  25. Márcio Marchezini

    Bom site. Gostaria de uma ajuda de vocês para encontrar uma cápsula do toca discos Gradiente Sistem 96. Desde já agradeço.

    • System 96 usava a Pickering V15 na primeira versão e a Gradiente GC11 na segunda versão. Essas cápsulas são faceis de encontrar no Mercado livre. A agulha GS11 para a cápsula GC11 é muito mais facil de achar do que a agulha para a Pickering V15.

  26. Olá amigo, boa noite. Por favor me esclareça uma dúvida: recentemente adquiri um toca disco Pioneer PLX-1000. Ele vem com a Shell, mas não vem com a capsula e a agulha. Não sou DJ, eu só pretendo utilizar o TD para apreciar o som dos meus vinis. Sei que existem capsulas e agulhas de todos os preços e qualidade, porém gostaria de adquirir as que não fossem muito caras, mas que também tenham uma boa qualidade. Qual capsula e agulha você sugere para o meu perfil? Sou bastante leigo no assunto e gostaria que me ajudasse a escolher a capsula e a agulha ideal. Já me falaram da Ortofon 2M Red e da audio-technica AT100E. O que você acha? Abraço.

  27. Boa noite meu amigo.
    Adorei seu artigo,
    Quero até uma ajuda.
    Comprei uma vitrola da Raveo, modelo Aria, mas ela possui cápsula de cerâmica e agulha de safira, porém o som é abafado, não é nítida, saberia me dizer se existe a possibilidade em adaptar outra agulha para que o som possa sair com mais nitidez?

  28. Olá, amigo. Achei excelente o seu texto! E confesso que foi um bônus ter, pela primeira vez, uma explicação sobre as origens das nossas velhas cápsulas Le Son. As LM90 também eram fabricadas pela Excel? Grande abraço e muito obrigado por ter produzido um material muito informativo e de leitura agradável.

  29. Olá pessoal preciso de uma ajudazinha. Ouço, muito vinil e minha capsula é uma leson ES 70 uso com uma agulha conica da Leson e queria uma eliptica para melhor qualidade. Qual seria minha opção. Agradeço se puderem me ajudar

  30. Parabéns, ótimo artigo!!!

Deixe um comentário